Minha Casa Minha Vida – Atingidos por chuvas invadem casas do programa em SP

Famílias que conseguiram um apartamento em um condomínio do Programa Minha Casa Minha Vida em Cotia, na Grande São Paulo, não conseguem se mudar porque os prédios foram invadidos, como mostrou o SPTV.

Cerca de 230 famílias beneficiadas não conseguem se mudar porque os prédios foram invadidos por 80 famílias, que ocuparam as três torres desde o dia 11 de março. São pessoas de quatro comunidades que moravam às margens do rio Cotia e perderam as casas na enchente do dia 10 de março.

Minha Casa Minha vida

Minha Casa Minha vida

Chuvas de Março

As famílias que ocuparam os prédios já estão no local há cerca de um mês. Mas, tudo é improvisado. Todos estão sem acesso à água e luz. Segundo o porteiro do condomínio, a entrada foi sem confusão. O grupo arrombou a guarita para pegar as chaves, mas os invasores dizem que o próprio engenheiro da construtora liberou os apartamentos. O advogado Silvio Cabral diz que já trabalhava para os moradores que lutavam por habitação e agora estão ocupando os prédios.

Responsáveis pela Obra

A construtora Novolar, responsável pela construção do condomínio, diz que a Justiça já determinou a reintegração de posse e está aguardando a desocupação dos invasores.

A prefeitura de Cotia diz que, assim que a construtora repassar o condomínio vai entregar os apartamentos aos beneficiários. O que deve acontecer em trinta dias. Informou também que assim que os invasores deixarem os prédios, eles vão receber assistência.

O Banco do Brasil, que financiou a construção, diz que está trabalhando com a construtora e com a prefeitura para resolver o problema.

Regiões Atingidas pelas Chuvas

As chuvas dos dias 10 e 11 de março também atingiram as cidades de Franco da Rocha, Francisco da Rocha e Mairiporã, localizadas ao norte da grande São Paulo.

Segundo a presidenta Dilma Roussef, os desabrigados poderão se cadastrar na terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida.

Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal, que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias de baixa renda. Para participar do programa existem algumas regras que devem ser consultadas no site da caixa http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/Paginas/default.aspx.

Minha Casa Minha Vida   (Foto: Divulgação)

Minha Casa Minha Vida (Foto: Divulgação)

Quem pode Participar do Minha Casa Minha Vida

Pessoas com renda de até três salários mínimos podem ter acesso aos imóveis. A seleção do Minha casa Minha vida é realizada por meio de um sorteio realizado pelas prefeituras. Quem se inscreveu e não foi sorteado deve fazer o recadastramento no programa.

Para conseguir o benefício do programa é preciso ser o primeiro imóvel da pessoa, não ter outro imóvel próprio e não pode ter sido beneficiada por nenhum outro tipo de programa do governo habitacional.